ENSINO-APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Considerando a Sociologia do ponto de vista positivista, pode-se afirmar que:
A sociologia é uma ciência da história.
A sociologia é uma ciência exata.
A sociologia é um conhecimento linear e descritivo.
A sociologia é um conhecimento transdisciplinar.
A sociologia vale-se a descrição literária.
Leia com atenção as afirmativas a seguir:
I – A filosofia tem um papel formador na vida do educando.
II – A filosofia é a única disciplina que tem o privilégio de formar cidadãos.
III – Segundo o OCEM, a filosofia tem vocação transdisciplinar.
IV – Filosofia e Sociologia contribuem para a integração do currículo.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II e III.
I e II.
II, III e IV.
I, III e IV.
Muitos autores nos ajudaram a pensar a educação enquanto sua amplitude, abrangência e suas dimensões a partir de uma perspectiva mais generalista. Ao mesmo tempo que o fizeram, construíram bases para uma análise mais particularizada. Desde então, se conhece a escola como possibilidade para uma experiência filosófica do sujeito. Pensando a partir desse prisma conclui-se que:
cada lugar realiza uma produção de pensamento.
partindo da experiência individual o aluno conhece o universo da filosofia.
a partir da minha experiência individual eu conheço o universo das coisas.
partindo de um lugar amplia-se o universo da filosofia.
cada espaço particular remeterá o aluno a uma experiência filosófica.
Leia atentamente o trecho a seguir:
"O estudo do conceito de Estado deve considerar que o homem é um ser histórico e cultural, que está sempre ligado a uma determinada ordem normativa e política. Dentro do campo do Direito, da Política e da própria Economia, o conceito de Estado aparece enquanto uma instância que, ao mesmo tempo, racionaliza a distribuição do poder legítimo dentro de uma nação e desenvolve sistemas econômicos complexos para distribuir bens, muitas vezes de maneira desigual." (PCNEM, 2009, p.41)
De acordo com o trecho é INCORRETO concluir que:
a ordem política é construída historicamente e o papel do Estado se vincula a isto.
as ordens políticas são atemporais, precede o próprio homem.
Direito e Estado estão dentro do campo de estudos da política.
o Estado distribui os recursos para seus entes e reproduz a ordem de poder.
a Economia do Estado está vinculada a sua ordem política.
Leia atentamente ao trecho a seguir:
“A sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc.” (BRIDI, 2009, p.105)
Considere as afirmativas abaixo:
I – As ciências sociais oferecem informações sobre concepções de mundo diversas.
II – A cultura do cidadão médio acabou modificando-se com a economia.
III – Cultura, tribo, país são provenientes de concepções de mundo e não realidades prontas e acabadas.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
A sociologia no Ensino Médio encontra no PCN, documento norteador para suas práticas. Uma das proposições acerca do ensino da sociologia seria:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
A sociologia é uma ciência da história.
A sociologia é uma ciência exata.
A sociologia é um conhecimento linear e descritivo.
A sociologia é um conhecimento transdisciplinar.
A sociologia vale-se a descrição literária.
Leia com atenção as afirmativas a seguir:
I – A filosofia tem um papel formador na vida do educando.
II – A filosofia é a única disciplina que tem o privilégio de formar cidadãos.
III – Segundo o OCEM, a filosofia tem vocação transdisciplinar.
IV – Filosofia e Sociologia contribuem para a integração do currículo.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II e III.
I e II.
II, III e IV.
I, III e IV.
Muitos autores nos ajudaram a pensar a educação enquanto sua amplitude, abrangência e suas dimensões a partir de uma perspectiva mais generalista. Ao mesmo tempo que o fizeram, construíram bases para uma análise mais particularizada. Desde então, se conhece a escola como possibilidade para uma experiência filosófica do sujeito. Pensando a partir desse prisma conclui-se que:
cada lugar realiza uma produção de pensamento.
partindo da experiência individual o aluno conhece o universo da filosofia.
a partir da minha experiência individual eu conheço o universo das coisas.
partindo de um lugar amplia-se o universo da filosofia.
cada espaço particular remeterá o aluno a uma experiência filosófica.
Leia atentamente o trecho a seguir:
"O estudo do conceito de Estado deve considerar que o homem é um ser histórico e cultural, que está sempre ligado a uma determinada ordem normativa e política. Dentro do campo do Direito, da Política e da própria Economia, o conceito de Estado aparece enquanto uma instância que, ao mesmo tempo, racionaliza a distribuição do poder legítimo dentro de uma nação e desenvolve sistemas econômicos complexos para distribuir bens, muitas vezes de maneira desigual." (PCNEM, 2009, p.41)
De acordo com o trecho é INCORRETO concluir que:
a ordem política é construída historicamente e o papel do Estado se vincula a isto.
as ordens políticas são atemporais, precede o próprio homem.
Direito e Estado estão dentro do campo de estudos da política.
o Estado distribui os recursos para seus entes e reproduz a ordem de poder.
a Economia do Estado está vinculada a sua ordem política.
Leia atentamente ao trecho a seguir:
“A sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc.” (BRIDI, 2009, p.105)
Considere as afirmativas abaixo:
I – As ciências sociais oferecem informações sobre concepções de mundo diversas.
II – A cultura do cidadão médio acabou modificando-se com a economia.
III – Cultura, tribo, país são provenientes de concepções de mundo e não realidades prontas e acabadas.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
A sociologia no Ensino Médio encontra no PCN, documento norteador para suas práticas. Uma das proposições acerca do ensino da sociologia seria:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II e III.
I e II.
II, III e IV.
I, III e IV.
Muitos autores nos ajudaram a pensar a educação enquanto sua amplitude, abrangência e suas dimensões a partir de uma perspectiva mais generalista. Ao mesmo tempo que o fizeram, construíram bases para uma análise mais particularizada. Desde então, se conhece a escola como possibilidade para uma experiência filosófica do sujeito. Pensando a partir desse prisma conclui-se que:
cada lugar realiza uma produção de pensamento.
partindo da experiência individual o aluno conhece o universo da filosofia.
a partir da minha experiência individual eu conheço o universo das coisas.
partindo de um lugar amplia-se o universo da filosofia.
cada espaço particular remeterá o aluno a uma experiência filosófica.
Leia atentamente o trecho a seguir:
"O estudo do conceito de Estado deve considerar que o homem é um ser histórico e cultural, que está sempre ligado a uma determinada ordem normativa e política. Dentro do campo do Direito, da Política e da própria Economia, o conceito de Estado aparece enquanto uma instância que, ao mesmo tempo, racionaliza a distribuição do poder legítimo dentro de uma nação e desenvolve sistemas econômicos complexos para distribuir bens, muitas vezes de maneira desigual." (PCNEM, 2009, p.41)
De acordo com o trecho é INCORRETO concluir que:
a ordem política é construída historicamente e o papel do Estado se vincula a isto.
as ordens políticas são atemporais, precede o próprio homem.
Direito e Estado estão dentro do campo de estudos da política.
o Estado distribui os recursos para seus entes e reproduz a ordem de poder.
a Economia do Estado está vinculada a sua ordem política.
Leia atentamente ao trecho a seguir:
“A sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc.” (BRIDI, 2009, p.105)
Considere as afirmativas abaixo:
I – As ciências sociais oferecem informações sobre concepções de mundo diversas.
II – A cultura do cidadão médio acabou modificando-se com a economia.
III – Cultura, tribo, país são provenientes de concepções de mundo e não realidades prontas e acabadas.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
A sociologia no Ensino Médio encontra no PCN, documento norteador para suas práticas. Uma das proposições acerca do ensino da sociologia seria:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
cada lugar realiza uma produção de pensamento.
partindo da experiência individual o aluno conhece o universo da filosofia.
a partir da minha experiência individual eu conheço o universo das coisas.
partindo de um lugar amplia-se o universo da filosofia.
cada espaço particular remeterá o aluno a uma experiência filosófica.
Leia atentamente o trecho a seguir:
"O estudo do conceito de Estado deve considerar que o homem é um ser histórico e cultural, que está sempre ligado a uma determinada ordem normativa e política. Dentro do campo do Direito, da Política e da própria Economia, o conceito de Estado aparece enquanto uma instância que, ao mesmo tempo, racionaliza a distribuição do poder legítimo dentro de uma nação e desenvolve sistemas econômicos complexos para distribuir bens, muitas vezes de maneira desigual." (PCNEM, 2009, p.41)
De acordo com o trecho é INCORRETO concluir que:
a ordem política é construída historicamente e o papel do Estado se vincula a isto.
as ordens políticas são atemporais, precede o próprio homem.
Direito e Estado estão dentro do campo de estudos da política.
o Estado distribui os recursos para seus entes e reproduz a ordem de poder.
a Economia do Estado está vinculada a sua ordem política.
Leia atentamente ao trecho a seguir:
“A sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc.” (BRIDI, 2009, p.105)
Considere as afirmativas abaixo:
I – As ciências sociais oferecem informações sobre concepções de mundo diversas.
II – A cultura do cidadão médio acabou modificando-se com a economia.
III – Cultura, tribo, país são provenientes de concepções de mundo e não realidades prontas e acabadas.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
A sociologia no Ensino Médio encontra no PCN, documento norteador para suas práticas. Uma das proposições acerca do ensino da sociologia seria:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
a ordem política é construída historicamente e o papel do Estado se vincula a isto.
as ordens políticas são atemporais, precede o próprio homem.
Direito e Estado estão dentro do campo de estudos da política.
o Estado distribui os recursos para seus entes e reproduz a ordem de poder.
a Economia do Estado está vinculada a sua ordem política.
Leia atentamente ao trecho a seguir:
“A sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc.” (BRIDI, 2009, p.105)
Considere as afirmativas abaixo:
I – As ciências sociais oferecem informações sobre concepções de mundo diversas.
II – A cultura do cidadão médio acabou modificando-se com a economia.
III – Cultura, tribo, país são provenientes de concepções de mundo e não realidades prontas e acabadas.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
A sociologia no Ensino Médio encontra no PCN, documento norteador para suas práticas. Uma das proposições acerca do ensino da sociologia seria:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
A sociologia no Ensino Médio encontra no PCN, documento norteador para suas práticas. Uma das proposições acerca do ensino da sociologia seria:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
perceber o desenvolvimento de conteúdos relacionando-os aos aspectos sociais.
recortar autoritariamente os temas a serem estudados.
usar a interdisciplinaridade para conectar os saberes e as metodologias.
usar transdisciplinaridade perpassando conhecimentos das ciências exatas.
utilizar a dialética para compreender as mudanças entre a percepção dos conteúdos.
Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
“Alguns, fundamentando-se nas teorias críticas, atribuem à filosofia um caráter revolucionário, libertador, transformador da educação e da escola. Na ocorrência desse saber, todavia, o estudante estará apto à transformação da sociedade, pois a ação educativa “permitiu antecipar os resultados da ação” (Lima, 2005, p.36). Mesmo que essas produções sejam datadas, ainda é possível observarmos que essa defesa está presente nas justificativas de muitas escolas e professores de ensino médio e em universidades.” (PINHELLI, 2017, p.83)
O autor está fazendo uma crítica:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
ligando ideias novas às atrasadas.
vinculando ideias de época diferentes, porém semelhantes.
pautada na concepção filosófica idealista.
resguardando transformações sociais pelo ensino.
determinando pontos divergentes na prática.
Leia os trechos a seguir:
“Esse modo de compreender a natureza do conhecimento filosófico e seu ensino tem sua origem na herança colonial impregnada historicamente no ensino de filosofia no Brasil, conhecida como enciclopedismo e identificada com a síntese escolástico-tomista e transmitida sob a forma de manuais.”
(PINHELLI, 2017, p. 84)
“Para a concepção enciclopédica de ensino de filosofia, a produção filosófica parecer ser um produto materializado nos livros de história da filosofia e nos manuais. Ensinar significa transmitir os conteúdos como conhecimento produzido pelos filósofos. O currículo é uma enciclopédia dos conteúdos a serem literalmente vencidos pelo professor [...]”
(PINHELLI, 2017, p. 85)
Observe as afirmativas quanto à relação que estabelecem sobre o tema:
I – Entregar a filosofia enciclopédica o papel central para cumprimento de requisito básico no qual o professor deve pautar sua prática.
II – A tradição jesuítica no ensino de filosofia está destacada pelas práticas enciclopédicas atuais.
III – Diagnosticar um problema de concepção de ensino e a materialização da mesma na tradição pedagógica brasileira.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.
Leia com atenção às afirmativas abaixo:
I – A tarefa do professor é desenvolver habilidade e despertar a capacidade de reflexão.
II – O professor deve debater com seus alunos, tomar posições e mudar quando surgir argumentos mais consistentes.
III – Contextualizar conhecimentos filosóficos no plano sócio-político da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
I e II.
I.
I e III.